Viagem Autocaravana » Dia D-1

O que não pode faltar:

  1. Equipamento para corrida: Férias não existem sem uma corrida matinal, enquanto toda a gente está a dormir, um pouco depois do sol nascer, saio para explorar na corrida locais novos, cheiros, natureza, é assim que tem de começar o dia, e claro, um elástico para o “upper body workout” após a corrida.
  2. A viola: Outro artigo indispensável, pois é uma excelente forma de terminar um dia, ou passar uma tarde, tirando uns acordes da viola e cantarolando umas músicas…
  3. Prancha de Surf: Se vamos passar por praias, que tal experimentar umas ondas, a prancha com certeza vai estorvar porque ocupa muito espaço, mas também tem de ir.
  4. Livros: Estar sem fazer nada de barriga para o ar, não é bem a minha cena… uns livrinhos, Bíblia e Patriarcas e Profetas, foram as escolhas para a viagem.
  5. Necessaire: Pronto, depois de tudo o resto, parece que também faz falta uma roupa e os artigos de higiene pessoal.

Preparação viagem Autocaravana

Em contexto de pandemia, a família sugeriu este ano fazer umas férias de autocaravana no final de agosto. Ora isto será algo inédito, porque nunca fizemos nada semelhante, e estamos habituados a hotéis, buffet, piscina, ginásio, avião, que é um bocadinho diferente da provável “canseira” das férias numa autocaravana.

Para ter a certeza que a família irá gostar deste tipo de férias, pensei primeiro em fazer uma experiência de 5 dias, para ajudar na decisão de adjudicar a ideia…

1) Empresa aluguer autocaravanas: Sendo 5 pessoas, a escolha ficou logo limitada, uma vez que a maioria das empresas aluga viaturas com lotação máxima de 4 pessoas. Das hipóteses pesquisados, a escolha recaiu sobre a campervan – pareceu-nos a mais económica, e a mais “transparente” em todas as condições e * (asteriscos).

2) Escolha do itinerário: Sendo uma experiência, não abusamos nos destinos, ficamos por 3 ou 4 locais da bela costa vicentina, falaremos deles mais à frente.
3) Tutoriais para totós: “manutenção de autocaravanas” senti necessidade de estar mais informado do que irei encontrar: Descobri o que são águas limpas, águas cinzentas, e águas pretas (acho que é sonho de qualquer caravanista, vazar a cassete da retrete!!!), energia elétrica, gás para o fogão etc… (explico melhor quando meter a mão na massa!)

Ora o elenco para a viagem:  Pai, Mãe, Filha 14 anos (e a amiga) e a filha mais nova de 9 anos. Veremos o que isto dá!